DESAFIO FENÔMENOS

Fundação Fenômenos

A iniciativa Canto da Arte oferece infraestrutura para prática de atividades para os moradores da Vila Nova Jaguaré por meio da recuperação de resíduos de madeira, ferro e pneus

Em 2017 a Fundação Fenômenos lançou o Desafio Fenômenos, que buscava pessoas e organizações sociais sem fins lucrativos com atuação em áreas periféricas e em comunidades de baixa renda da cidade de São Paulo para contar quais eram suas ideias criativas que combinassem atividades físicas e sustentabilidade, a fim de solucionar algum problema em suas comunidades.

O projeto-piloto da OSC Cidade Ativa foi realizar uma intervenção na escadaria que dá acesso a uma escola municipal na zona leste de São Paulo

A Fundação Fenômenos é uma organização sem fins lucrativos que nasceu em 2012 sob a presidência de Ronaldo Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo “Fenômeno”. Sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos das periferias de São Paulo e do Brasil a partir de dois pilares de atuação: esporte e sustentabilidade.

O Desafio premou três ideias com um aporte de R$ 20 mil para cada uma, sendo elas: Canto da Arte, da Associação Canto da Arte; Olhe o Degrau, da organização social Cidade Ativa; e Pedalar, Caminhar e Semear, do Coletivo Dente de Leão. Além do investimento financeiro, a organização ofereceu aos vencedores um processo de mentoria individualizada por seis meses a fim de ajudá-los na elaboração de um planejamento estratégico para tirar a ideia do papel.

A ponteAponte foi responsável pela estruturação do conceito do concurso, apoiou no lançamento da iniciativa, realizou a avaliação dos inscritos e fez a gestão do júri responsável pela escolha das iniciativas premiadas.