FUNDO BIS

GIFE e parceiros

O Fundo BIS foi o primeiro fundo brasileiro destinado exclusivamente para ampliar a cultura de doação no país

A ideia do Fundo BIS nasceu de um grupo de organizações da sociedade civil com reconhecida atuação no campo socioambiental e foi incubada pelo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), com aportes do Instituto Arapyaú, do Instituto C&A, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e do Instituto Cyrela.

O objetivo do Fundo é promover e qualificar o movimento de cultura de doação no Brasil por meio de suas quatro áreas de apoio: (i) inovação para promoção da cultura de doação, (ii) campanhas de comunicação e produção de conteúdo de incentivo à cultura de doação, (iii) pesquisa, produção e disseminação de conhecimento e (iv) advocacy e incidência.

A ponteAponte foi responsável pela elaboração e estruturação do edital lançado em 2017, pela gestão das inscrições e pelo processo de seleção dos projetos apresentando os finalistas para o Comitê Curador, que escolheu as iniciativas a serem apoiadas no valor total de R$ 280 mil.

Na primeira edição os selecionados para as quatro áreas foram:

  • Inovação para promoção da cultura de doação:  Movimento Arredondar com a Ferramenta de arredondamento para E-commerce
  • Campanhas de comunicação e produção de conteúdo de incentivo à cultura de doação: Instituto Cais com a campanha “Viralize – Um clique em prol da cultura de doação.
  • Pesquisa, produção e disseminação de conhecimento: Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV CEAPG) e Conectas Direitos Humanos com a Pesquisa Comportamental sobre Doadores Médios
  • Advocacy e incidência:  Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) com o Marco Bancário da Doação