PRÊMIOS EMPREENDEDOR SOCIAL E EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO

Folha de S.Paulo e Fundação Schwab

Os atores Leticia Sabatella, Antonio Fagundes e Denise Fraga com os finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2015

Nossa gênese está profundamente relacionada ao Prêmio Empreendedor Social, lançado no Brasil em 2005 por uma parceria entre a Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab, da Suíça, que realiza o concurso em todo o mundo.

O CIES, vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2010 é a principal referência brasileira em saúde móvel. Crédito: Renato Stockler

De 2006 a 2011, o ponteano Cássio Aoqui, à época editor da Folha, participou ativamente do Prêmio, do estabelecimento de parcerias estratégicas à avaliação e edição do caderno especial. Foi ali que conheceu a ponteana Rachel Añón, também jornalista.

Em 2011, a ponteAponte é criada e já nasce como consultora dos prêmios e cocriadora da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, atualmente com mais de cem lideranças de todo o Brasil que unem inovação a alto impacto social.

Ao longo de todo este período, fomos também responsáveis pela criação do blog Empreendedor Social; pelo lançamento e remodelação do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, focado em jovens; por todas as avaliações de campo, onde modelamos e testamos nossa metodologia; pelo primeiro planejamento estratégico do concurso, bem como pelo apoio na transição de um projeto especial para uma editoria do jornal focada no empreendedorismo social; pela captação de parcerias, financeiras e institucionais, tornando o prêmio um dos mais relevantes do país; e pela realização de dois Fóruns de Empreendedorismo Social, entre diversas outras conquistas.

A Rede Folha de Empreendedores Socioambientais foi cocriada pela ponteAponte em agosto de 2011

Ainda que nossa última participação direta neste projeto tenha sido em 2015, seguimos acompanhando de perto esta bela história, ainda em curso!

O Hand Talk, vencedor do Prêmio Empreendedor de Futuro em 2014, criou um aplicativo que traduz texto e áudio em Libras. Crédito: Renato Stockler