Acreditamos que é possível viver em uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável a partir do trabalho colaborativo.
Para isso, criamos as pontes entre quem financia e iniciativas de impacto social, além dos demais atores do ecossistema (academia, mídia, intermediários etc.). Essa é a contribuição e a transformação que nós, da ponteAponte, queremos trazer ao mundo.
Visamos a uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável, que se potencializa na diversidade e emancipa com equidade e autonomia.
Nessa jornada, o caminho que escolhemos por princípio e valor é o do impacto coletivo, por meio da colaboração, da empatia, da confiança, da diversidade, do diálogo e da flexibilidade.
Para nós, a ponte vai além do meio, da travessia, constituindo um lugar por si só, de diálogo e colaboração. Promover pontes, encontros, conexões transformadoras é um fim em si, para a sociedade que almejamos. Nós conectamos o melhor de cada mundo para um mundo cada vez melhor fortalecendo o campo social e ambiental de forma estratégica.
Também concluímos que, se os atores intermediários, desenvolvedores e articuladores do campo forem fortalecidos, a transformação social ocorrerá mais rapidamente e com maior qualidade e abrangência. Assim, partimos da premissa de que a mudança sistêmica depende da atuação conjunta de agentes de transformação social, independentemente de seus setores e áreas de atuação. Esse impacto coletivo retroalimenta uma sociedade civil cada vez mais fortalecida, empoderada e protagonista na transformação social do país.
Por isso, buscamos incessantemente ampliar a cultura de trabalho multi/transetorial, tendo como base a colaboração entre empresas, governo, sociedade civil organizada, academia e sociedade em geral.
Uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
Fortalecer o campo socioambiental brasileiro a partir do olhar sistêmico, técnico e estratégico para o investimento social privado e a filantropia, potencializando iniciativas de impacto social coletivo.
Uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
Fortalecer o campo socioambiental brasileiro a partir do olhar sistêmico, técnico e estratégico para o investimento social privado e a filantropia, potencializando iniciativas de impacto social coletivo.
em prol da transformação socioambiental.
espelhando a sociedade brasileira no nosso campo de ação.
como um fim em si, não só um meio.
diante dos complexos desafios sociais, com abertura à experimentação.
para um mundo mais integrado e plural.
acima do controle e entre todas as partes envolvidas.
Cultura de colaboração ampliada e consolidada entre empresas, filantropos, sociedade civil organizada, academia e poder público em prol dos ODS, em especial do 17 (parcerias e meios de implementação).
Empresas, institutos, fundações, poder público, sociedade civil e lideranças comprometidos com ações de impacto social positivo e mais apropriados da sua responsabilidade para alcançarmos a redução das desigualdades e condições melhores de vida para todos.
Mais pessoas e organizações participando ativamente do processo de transformação socioambiental de forma autônoma e emancipatória.
RESULTADO 1
Maior número de iniciativas multissetoriais de alto impacto social efetivadas, com mais colaboração e
horizontalidade nas relações.
RESULTADO 2
Ações de ESG, ISP, RSE e filantropia mais comprometidas com as demandas socioambientais de forma crítica, com visão de longo prazo e horizontalidade nas relações entre financiadores e financiados.
RESULTADO 3
Investimentos, grants e doações maiores e mais qualificados chegando à sociedade civil, com seus representantes cada vez mais apropriados para ampliar o impacto por meio desses recursos.
RESULTADO 4
Mais conhecimentos técnicos
e informações qualificadas produzidos e disseminados, embasando decisões relevantes no campo e engajando os atores de forma propositiva.
RESULTADO 5
Estruturar de forma colaborativa e reflexiva as estratégias de ESG, Investimento Social Privado, Responsabilidade Social Empresarial e filantropia de empresas, institutos, fundações e outros agentes de transformação socioambiental.
Identificar, selecionar e reconhecer iniciativas de destaque por meio de prêmios, desafios, editais e mapeamentos de parceiros e partes interessadas para implementar iniciativas de impacto social coletivo.
Potencializar iniciativas, fomentar redes e conectar agentes de transformação social (Organizações da Sociedade Civil, movimentos sociais, coletivos periféricos, negócios de impacto e lideranças) a oportunidades de acesso a recursos financeiros, recursos técnicos e a redes de contatos.
A mudança sistêmica depende da atuação conjunta de todos os atores nas transformações socio ambientais em todas as áreas.
É possível e necessário vivermos em uma sociedade mais justa e igualitária, com inclusão social e equidade de gênero, raça e orientação sexual.
O trabalho em colaboração, com empatia e aprendizado conjunto, é a base para um mundo mais inclusivo e menos polarizado.
É preciso incidir prioritariamente em públicos de alta vulnerabilidade social para que se reduzam as desigualdades socioespaciais.
Existem lacunas em termos de informação e conhecimento entre financiadores e financiados que impedem a ampliação do impacto social e melhor distribuição dos recursos.
Participação social e engajamento político, bem como ampliação da cultura de doação, são pilares de uma sociedade civil fortalecida.
Cadastre-se e fique por dentro de notícias da ponteAponte e do campo de impacto social.